Sex and the City 2 é preconceituoso?

Existem dois seriados que eu adoro. Um eu já comentei por aqui, chama-se “Queer as Folk” que tem a tradução do título mais ridícula possível “Os Assumidos”. Outro é o Sex and the City que graças a Deus ninguém traduziu. Imagina, “Sexo e a Cidade” que eca! Ou “As Libertinas”! Pirei! Bom, estava eu procurando um filme para assistir, já tinha ido ao novo do Woody Allen, “Whatever Works” que por sinal é ótimo, voltou a ser o mesmo Woody neurótico de sempre mas com um “twist”, gentilmente cedeu o papel do protagonista para um ator que mandou muito bem. Prefiro o velho e conhecido Woody, mas whatever works is fine. Tinha muitas opções, mas como o cineminha de ontem era pra ser uma coisa saída com a mamãe, então arrisquei no Sex mesmo. A crítica do Globo havia falado algo do tipo: “Filme preconceituoso aos costumes da mulher árabe”. Hum, fiquei muito mais instigado e fui conferir, mamãe eu e namorido.

Leblon 1, perfect, luxo total. Teto alto, sancas, imperial mesmo o cine. Adoro. Começa com uns cortes secos remetendo aos anos 80 de morrer. O que foi ver Carrie vestida de Melanie Grifith em “working girl”e a Samantha de “Madonna”? Incrível. O filme tem um glamour próprio mesmo, que envolve e ponto. É fútil, politicamente incorreto, exalta o capitalismo exacerbado e idolatra o supérfluo. Ou seja, tem GAY writen all over it! Só funciona porque o TEXTO é foda. É humano. É vivo. É filosófico. Trata de questões que datam desde Epicúrio. Nada mais Epicurista do que a relação de amizade entre as protagonistas, uma fórmula que sempre funciona, vide “Friends”. Epucúrio dizia que a felicidade está em ter amigos, exaltava as amizades, dizia que ninguém devia fazer as refeições sozinho. Sabe que isso eu nunca tinha pensado e mudou minha vida. Como sempre que posso acompanhado, me sinto um merda comendo só depois que li Epicúrio. Aliás, os filósofos podem te enlouquecer, cuidado, nunca leiam Schopenhauer!

Quanto à crítica que avaliou o filme como preconceituoso “I’ve got one thing to say!”: Nem é preconceito, é pós conceito! É ridículo obrigar as mulheres a saírem de casa com o rosto tapado, não poder demonstrar nenhuma sensualidade, não poder beijar nem demostrar carinho em público. Se fosse algo voluntário, tudo bem, mas são leis impostas por tiranos religiosos e hipócritas que como todo novo rico são burros com poder de legislar. O novo Oriente Médio cresceu em cima do petróleo, não desenvolveram nada, não evoluiram através do progresso tecnológico e muito menos intelectual. Tiveram a cagada de ficar em cima de reservas imensas de petróleo. Ou seja, aplaudo o jeito que as protagonistas e o texto abordaram o tema. Com humor, mas real, é RIDÍCULO mesmo, fazer o
que?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
This entry was posted in cinema, Sex and the City, sexo. Bookmark the permalink.

3 Responses to Sex and the City 2 é preconceituoso?

  1. Diego says:

    Mmmmm. Mas veja: o tal "novo Oriente Médio" (rotulado pelo filme) não é o foco da história. Logo, ele só tem como função mostrar o quanto aquelas amigas não são daquele universo, não partilham daqueles valores. Elas são opulentas, mas em outra direção. Então, posso estar equivocado, mas acho que debater se o filme é preconceituoso ou não em relação ao n.O.M. (arranjei uma sigla pra novo Oriente Médio!) é perder de vista que a história principal é outra e o tal n.O.M. seria recriado de modo a servir às peripécias de Carrie & cia. Acho que tem um peso diferente. É uma livre-criação. Teria outro peso se o filme fosse sobre a liberdade das mulheres islâmicas ou da vontade de mulheres ocidentais de adentrar àquela cultura. Mas aí seria outro filme. Não seria "As libertinas"! (adorei isso)

  2. Marllon says:

    Eu adorei o filme assitir domingo passado e estava procurando feito louco alguém que assitio o filme pra trocar impressões. Sempre que vou assitir qualquer filme costumo ser muito critico mas Sex and city não tem o que criticar é perfeito e não tem nada de preconceituoso espero que tenha o terceiro

  3. Lobinho says:

    Ainda nao assisti ao filme.Beijos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *